Este novo modelo de pesquisa do Facebook irá implicar o ajustamento de alguns dados no perfil das Brand Pages, que as marcas deverão ter em consideração no sentido de optimizarem a sua presença para o Graph Search. Apesar desta funcionalidade ainda se encontrar em regime Beta, estão já identificados alguns aspectos práticos que irão condicionar o sucesso das marcas no posicionamento dos resultados de pesquisa.
Processo de Optimização para Graph Search
Principais pontos de referência para gerir o processo de optimização da Brand Page ao sistema de indexação deste novo algoritmo:
Definir presença local:
Ponderar a criação de Local Brand Pages na perspectiva de comunidades locais e grau de concorrência, preferencialmente para as empresas que possuem uma rede de retalho relevante (grau de extensão e cobertura geográfica).
Refinar páginas:
Identificar e unificar Brand Pages em duplicado para um mesmo local, corrigindo as situações em que foram criadas páginas alternativas da marca fora deste enquadramento estratégico e que possam vir a impactar negativamente nesta optimização de processos.
Actualizar dados:
Actualizar a informação constante na Brand Page relativamente à identificação da empresa, nos seguintes campos:
- About: Moradas; Contactos e elementos de Georeferenciação;
- Short description e Company overview: Incluir algumas keywords que possam ajudar as audiências a localizar a empresa de acordo com a relevância categorizada no Graph Search.
- Website
Referenciar fotos:
Validar as tagged photos com maior potencial de Engagement relacionadas com os locais a promover (fachada ou hall de entrada de hotel, restaurante, loja, etc.) ou com o enquadramento desejado (convívio de grupo, dimensão da assistência em espaços de conferência, etc.), permitindo que os resultados de pesquisa associem correctamente a marca ao estímulo visual pretendido.
Personalizar o URL:
Ajustar o endereço da Brand Page para um formato do tipo Vanity URL similar à nomenclatura de negócio da empresa, com o objectivo de potenciar o uso de expressões idênticas que a audiência possa incluir na sua pesquisa, em conjugação com os pressupostos de relevância estabelecidos pelo algoritmo do Graph Search.