A frequência na publicação de conteúdos é um factor de elevada importância para as plataformas de media sociais, em virtude de ter em consideração o peso da novidade (conceito de estar socialmente up to date) como um pressuposto de amplo interesse, pelo valor naturalmente intrínseco em relação às diferentes comunidades.
Este contexto é avaliado tecnicamente através de algoritmos, é dele depende o sucesso na criação de um posicionamento de relevância nestes meios.
A criação de um Plano Editorial para os Media Sociais
Tendo por base a estratégia definida para estas plataformas, a empresa poderá criar um Social Media Publishing Plan com o objectivo de garantir uma gestão rigorosa dos conteúdos a publicar, quer de acordo com os pressupostos do investimento nestes meios, quer de acordo com o próprio Plano de Marketing global da empresa.
Rubricas do Plano Editorial
Existem temas que serão objecto de publicação com maior frequência do que outros, dependendo das acções que estiverem planeadas no âmbito da estratégia da empresa, nomeadamente:
- Acções pontuais de activação;
- Ciclos de Vendas;
- Promoções em curso;
- Campanhas diversas;
- Outros
Sem prejuízo do ponto anterior, o Plano Editorial deverá ter em consideração os seguintes tipos de Post:
Posts de publicação programada
Incluidos dentro de uma programação atempada, de acordo com as acções referidas e descritas anteriormente, e que poderão obedecer a uma linha de conteúdos própria para o meio, e independente dos restantes canais de marketing da empresa, ou funcionarem como uma simples extensão de conteúdos generalizados.
Posts de publicação espontânea
Emboram não tenham sido alvo de programação, a sua publicação torna-se pertinente por um conjunto de factores relacionados com o aproveitamento pontual de circunstâncias (usar um acontecimento mediático momentâneo em benefício e reforço do posicionamento da marca, por exemplo). Neste capítulo a empresa adoptará uma gestão baseada no grau de oportunidade e interesse, próprio da natureza da plataforma e do fenómeno do tempo-real das redes sociais.
A calendarização e a frequência dos Posts
Embora existam dados que apontem, actualmente, para um aumento da frequência de publicações por dia (segundo estatísticas da indústria), as empresas devem basear-se, acima de tudo, na experiência que vão recolhendo através da sua própria gestão, considerando como medida orientadora a leitura dos insights obtidos através do Engagement Rate da sua audiência directa.
A partir do momento em que este indicador possuir um histórico relevante, fará então sentido a comparação com dados sectoriais. No entanto, a empresa deverá ter sempre presente que, mesmo dentro do mesmo sector, poderão existir marcas concorrentes, com presença na mesma plataforma de media social, a gerirem audiências com perfis distintos.