A estratégia de construção e publicação de conteúdos é uma das tarefas fundamentais associadas à activação e dinamização de comunidades nas plataformas de media sociais. Considerando que a inserção de novos conteúdos é um tema que pode ter maior ou menor impacto na relevância de uma marca, tendo presente, por exemplo, o conceito associado ao News Feed do Facebook, é importante medir e avaliar de que forma o conteúdo tem impacto nas audiências, em função das particularidades de cada Post.
Medir o ciclo de vida de cada Post
Na sequência da publicação de um novo Post, importa perceber o comportamento da audiência a nível de duração temporal de interesse. Qual é o tempo médio registado na recolha da maioria dos inputs por Post? Tendo em conta que haverá sempre um ponto de “quebra” (momento a partir do qual o tema deixou de incentivar, maioritariamente, uma reacção por parte dos utilizadores), qual será a duração média a partir do primeiro Like (por exemplo): 1 dia, 2 dias…?
Esta informação permite que a empresa saiba qual é o tempo médio que habitualmente pode dispor da dedicação atencional da sua audiência para um determinado conteúdo. Trata-se de um factor que pode ser relevante para determinar, exactamente, a tipologia de conteúdos que gera maior Engagement nos utilizadores.
Caracterização do Post
No final de cada ciclo de vida, a tipologia de conteúdo pode ser avaliada individualmente quanto aos seguintes aspectos, relacionados entre si:
- Assunto: Que temas habitualmente geram maior envolvimento?
- Formato: Que formatos foram utilizados na publicação (gráfico, vídeo, texto, etc.)?
- Período: Que período do dia registou maior interacção?
- Engagement: Efectuar o cálculo do Engagement Rate ao nível do Post
- Opinion Leaders: Determinar a eventual existência de Opinion Leaders (Key Influencers) e o seu peso no nível de Engagement verificado
Este exercício deverá possibilitar determinar de que forma o conteúdo de um Post é Likeable, Shareable e Actionable.