Apesar de ser um tema básico associado ao negócio digital, ainda é frequente constatar que existem dúvidas em relação à definição conceptual dos Key Performance Indicators, bem como à sua diferença face a métricas comuns.
O que é uma Métrica?
É uma medida concreta sobre um determinado conjunto de dados. É representada como valor absoluto ou em rácio. As métricas são utilizadas para monitorização de variáveis com o objectivo de fornecer informação quantitativa ou qualitativa numa perspectiva temporal.
O que é um KPI – Key Performance Indicator?
É um indicador de evolução (performance) sobre uma determinada meta de negócio (business goal). É representado como rácio. Os KPI são utilizados para avaliação de resultados com o objectivo de fornecer informação sobre a performance das metas da empresa numa perspectiva temporal.
Importância dos KPI – Key Performance Indicators
A definição e acompanhamento dos KPI é uma tarefa de extrema importância para a empresa, na geração de informação concreta sobre a evolução das metas do negócio.
Sem prejuízo do papel relevante atribuido às métricas, na monitorização de aspectos que podem influenciar o comportamento dos KPI, são nestes indicadores que assentam directamente o controle das operações relativas à actividade de qualquer empresa. Deste modo, se a empresa não definir previamente o(s) KPI associados à sua estratégia de negócio, dificilmente conseguirá ter uma visão objectiva da sua evolução.
Exemplos de KPI – Key Performance Indicators
O quadro abaixo exemplifica o processo de definição de indicadores de performance, alinhados com todos os requisitos de negócio da empresa, em função da sua actividade. Neste caso específico, embora as métricas sejam comuns a todas as metas de negócio, os KPI são perfeitamente independentes:
(clicar na imagem para aumentar)
Particularidades dos KPI – Key Performance Indicators
No sentido de garantir que toda a estrutura da empresa possa obter um amplo benefício dos insights que resultam dos KPI, é fundamental que o processo de definição destes indicadores seja pensado de acordo com os seguintes pressupostos:
- Alinhados com os objectivos de negócio
- Baseados em dados fidedignos
- Providenciam um contexto
- Possuem significado para toda a organização
- Fáceis de compreender