The Analytical Creativity

KLOUT for Business – O poder dos “Key Influencers” ao serviço das Marcas

Fundado em 2008 como um projecto inovador, o Klout abriu portas ao mercado numa altura em que o conceito online influence, relacionado especificamente com os media sociais, era ainda emergente, mas que hoje representa um dos indicadores de maior procura pelo mercado. Possuindo um conceito posicionado em linha com a sua assinatura de marca: The Standard for Influence, o Klout permite medir o nível de influência de cada utilizador no seu ecossistema social (online social influence) baseada na capacidade em exercer interacção e engagement junto das respectivas comunidades.

Aspectos Básicos do Klout Score

O Klout Score é uma classificação numérica que resulta de um processo de agregação de dados extraidos a partir de um leque de plataformas de media sociais, correlacionados com o impacto que o conteúdo dessas mesmas redes exerce em terceiros. Esta classificação (scoring) é estabelecida numa escala entre 1 e 100 baseada na actividade com maior grau de engagement dinamizada em 7 plataformas (à data deste artigo): Twitter, Facebook, Google+, Linkedin, Foursquare, Wikipedia e Instagram, para além dos dados recolhidos do próprio Klout (+K). A actualização do scoring é feita numa base diária.

A proposta de Valor do Klout

Apesar da sua história ser bastante recente o Klout já viveu tempo suficiente para se tornar num dos projectos da era digital que maior controvérsia tem reunido junto do mercado, devido a uma postura inicial algo conservadora da sua equipa de gestão em relação às expectativas dos analistas, que exigiam conhecer um pouco mais sobre os pressupostos de cálculo subjacentes ao Klout Score, face aos diversos comentários e opiniões que surgiram durante as primeiras versões da plataforma, e que apontavam para dúvidas consistentes sobre as classificações de social influence atribuidas.

Muitas destas críticas incidiam objectivamente sobre o facto do Klout Score não ser representativo do nível de influência que determinado utilizador possuia na realidade. Um dos exemplos que mais popularizou esta situação teve lugar no final de 2011, em que o Presidente Barack Obama (reconhecido publicamente como uma das personalidades mais influentes do mundo) surgia com um Klout Score de 87, claramente abaixo de Robert Scoble (um conhecido Blogger e Tech Evangelist).

Esta polémica obrigou a vários esclarecimentos públicos pela equipa técnica do Klout, que criou, especificamente para o efeito, uma categoria no seu Blog oficial, intitulada: Understanding the Klout Score, onde passou a publicar conteúdos explicativos sobre os critérios de classificação do seu scoring, numa postura de maior transparência para com o mercado.

Apesar destes condicionalismos na sua história, o Klout assume-se ainda como um projecto de valor, face à essência da informação que promove, a qual passou a ter uma relevância acrescida com o impacto dos media sociais, concretamente pelo protagonismo que determinados utilizadores possuem junto das suas comunidades, e que, potencialmente, poderão vir a ser acolhidos pela marcas como “embaixadores” em diversas iniciativas de Brand Advocacy exercidas através destes Key Influencers.

Maior Credibilidade e Oferta de Serviços

Após esta fase conturbada, o Klout surgiu recentemente com novos projectos, dos quais se destaca a parceria com a Microsoft (Setembro de 2012), através da integração dos dados do Bing no algoritmo do Klout Score, numa tentativa concreta de mostrar ao mercado uma postura de maior maturidade e inovação.

Em termos práticos, esta integração permite que os resultados das pesquisas feitas no Bing retornem o Klout Score em perfis de personalidades que sejam socialmente activas e influentes, sem necessidade da procura específica desta classificação.

Este tipo de iniciativa insere-se na necessidade de atrair maior valor para as marcas, através do enfoque em serviços onde o poder de influência individual (ao nível de determinados utilizadores) possa ser relevante para alavancar e atrair investimento. A este propósito, o analista Zachary Reiss-Davis, da Forrester Research, afirmou: “Klout is clearly making an attempt to refine its original single-score offering into more granular information about the specific focused areas that individuals are influential in, and that will be a powerful change as that matures“.

Klout for Business

Anunciado em Março deste ano, o Klout for Business apresenta-se como uma solução para as empresas poderem tirar partido da influência dos seus social media users mais empreendedores e populares dentro das respectivas redes. Afirmando que nos media sociais “Eighty percent of all influence impressions are made by only six percent of the people on social media, o Klout disponibiliza às marcas o acesso a um conjunto de dados específicos que lhes permite conhecer e identificar concretamente os seus Key Influencers.

Klout Perks

Integrado igualmente na oferta Klout for Business, o Klout Perks são campanhas de recompensas para os Key Influencers desenvolvidas em parceria com as marcas que aderirem a esta iniciativa. As recompensas poderão envolver as mais diversas experiências, desde a participação em acções de teste de novos produtos, com o benefício de usufruir posteriormente de vários descontos em serviços associados, gift cards, etc., até à promoção de vídeos numa perspectiva real de Brand Advocacy.

Estas experiências ou ofertas de produtos são baseadas em critérios de perfil, tendo por base o Klout Score de cada Key Influencer e outras variáveis específicas (tópicos de maior influência, localização geográfica, etc.). Ao abrigo destas campanhas, e contrariamente aos Key Influencers, as marcas estão comprometidas com a produção de conteúdos relacionados com estas iniciativas, com o objectivo de gerar maior exposição nas plataformas de media social.

Return on Influence

Baseado no grau de influência e de popularidade potenciado pelos Key Influencers, as marcas poderão perspectivar uma correlação de tráfego que possa ser traduzida em benefícios concretos, quer a nível de Brand Awareness, quer em geração de Leads.

CLOSE
CLOSE
error: Content is protected