The Analytical Creativity

Apple adquire a SMI – Qual a importância do Eye Tracking para os “Tech-Giants” e para as Marcas?

Tobii VR Linkedin

A compra da SMI pela Apple talvez tenha surpreendido apenas quem conhece a SensorMotoric Instruments e a tecnologia Eye Tracking, porque para o público fora deste contexto tratou-se apenas de mais uma aquisição de um dos gigantes da nova economia.

Os avanços sucessivos nas soluções VR/AR (ou MR Mixed Reality) terão sido as razões que levaram a Apple a adquirir um dos fabricantes de referência em eye tracking, deixando agora a Tobii – líder mundial nesta indústria – numa posição claramente expectante.

Uma Compra Anunciada

Esta posição da Apple acaba por ser talvez óbvia perante o interesse de outros players dominantes em redor do mercado aplicacional de VR/AR, sendo um indicador que o investimento nestas áreas continuará a ser uma tendência marcante.

No ano passado, o Facebook comprou a Eye Tribe para integrar a equipa VR associada ao sistema Oculus (adquirido pelo FB em 2014). Já em 2012, a empresa liderada por Mark Zuckerberg tinha comprado a Gaze Hawk, outra empresa de eye tracking especializada em recolha de Gaze Data através de câmaras web.

Ainda em 2016, a Google adquiriu a Eyefluence e as patentes desta startup vocacionada para soluções VR/AR. No seus projectos de desenvolvimento a Google incorpora o eye tracking há bastante tempo em metodologias UX/CX e publica regularmente estudos em contexto de uso com esta tecnologia.

A Amazon patenteou em tempo a integração 3D no eye tracking em regime Gaze Control para uso em smartphones, e espera desenvolver ambientes VR/AR no sentido de possibilitar aos clientes uma experiência imersiva nas suas casas com determinados produtos antes de os adquirirem.

Resumindo: Há um claro reforço de posições destes líderes tecnológicos em relação ao domínio do eye tracking face ao seu elevado valor aplicacional em soluções virtuais.

Porquê o Eye Tracking? Qual a sua importância para as Marcas?

O eye tracking permite observar onde se posiciona o nosso olhar através do registo e mapeamento das fixações visuais e respectiva resposta pupilar. Embora não seja um método recente, a sua tecnologia evoluiu de forma notável nos últimos anos, permitindo a sua aplicação a todo o tipo de experiências onde seja crítico compreender o percurso e a atenção visual.

Sendo a atenção dos consumidores o driver do investimento das marcas em Comunicação e Publicidade torna-se evidente a grande importância do Eye Tracking na investigação de marketing para se estudar Websites, Apps, Conteúdos, Anúncios, Embalagens, etc.

O ambiente VR/AR vem trazer novamente (depois de uma experiência out-of-time da plataforma Second Life) a oportunidade das marcas explorarem ambientes imersivos com o objectivo de investirem em brand recall. A curto prazo são esperados diversos use cases nesta vertente.

No entanto, uma vez que o ambiente VR/AR potencia inúmeros estímulos no utilizador, é fundamental concluir para onde se posiciona a sua atenção visual (Gaze) – É justamente neste ponto onde entra o Eye Tracking, não apenas para rastrear o movimento ocular, mas também para aplicar esta metodologia em regime eye control, dando a opção ao utilizador de controlar todo o tipo de interface com o seu olhar (Gaze Interaction) que tem sido uma das áreas de investimento da Tobii.

Para se compreender, por exemplo, o seu elevado potencial em pontos de venda, recomendo a leitura do seguinte artigo:

O Valor do Eye Tracking no Ponto de Venda

Tobii Glasses

CLOSE
CLOSE
error: Content is protected