Marriott promove estudo de Eye Tracking à escala mundial

A Marriott Internacional, Inc., operador mundial da indústria do turismo e lazer, promoveu um estudo, à escala global, de Eye Tracking ao seu website, destinado a avaliar diferenças em padrões de comportamento a nível cultural e de géneros entre 17 países, envolvendo um total de 510 utilizadores.

A equipa técnica de acompanhamento deste projecto, a cargo da IUTP, desenvolveu um protótipo avançado em HTML, como plataforma de suporte a este estudo, cujos resultados permitiram revelar um conjunto de “findings” bastante interessante.

Numa perspectiva geral, este trabalho deu a conhecer diferenças significativas entre os utilizadores (na perspectiva cultural), em particular no comportamento atencional relacionado com estímulos captados numa primeira reacção; no percurso de “clicks” e ainda no tempo de duração das fixações visuais geradas em várias áreas do website.

Embora se tenham verificado diferenças em comportamentos de pesquisa sobre determinadas informações (“guest room”, programa de fidelização e outros serviços), parece ter havido um padrão mais homogénio nas pesquisas efectuadas no âmbito do processo de reserva em particular.

A questão cultural surgiu como um dos elementos que evidenciou maior impacto em alterações de comportamento e nível de expectativa dos utilizadores, onde se constatou que a simples tradução de conteúdos, como prática generalizada, não se afigura como a solução lógica, numa realidade que exige regras de desenvolvimento específicas em design, usabilidade e outros factores de interacção, respeitando claramente o contexto cultural de cada país.

Saiba mais sobre este estudo aqui